O turismo de negócios no Ceará se intensifica no segundo semestre do ano. O período de agosto a dezembro é considerado de alta temporada, com uma programação mais intensa de feiras e congressos realizados em todo o estado, especialmente no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Equipamento do Governo do Estado, administrado pela Secretaria do Turismo (Setur), é considerado o principal indutor desse segmento. Entre os congressos realizados, muitos têm abrangência nacional e também contam com a presença de público e palestrantes internacionais.
De agosto a setembro, foram realizados quatro eventos, com destaque para o congresso do algodão, que reuniu representantes de 19 países e 25 estados da federação. No total, cerca de cinco mil pessoas participaram ao longo dos três dias de programação.
No mesmo período, o CEC também sediou a Autop 2024, a maior feira do setor automotivo da América Latina, que movimentou mais de R$ 200 milhões em negócios e atraiu 40 mil visitantes especializados.
Neste mês de outubro, estão programados nove eventos, dos quais quatro são feiras e dois são congressos.
Mês promissor
O mês de novembro será o mais promissor para o estado no segmento de negócios, com 21 eventos programados, sendo pelo menos três deles de impacto internacional. No total, seis congressos estão previstos, abordando temas variados, como planejamento e gestão na saúde, odontologia, práticas previdenciárias e cuidados paliativos. No segmento musical, o CEC receberá entre as atrações a dupla Maiara & Maraisa.
O CEC também sediará importantes debates internacionais na área educacional, como o encontro dos ministros do G20 e a Global Education Meeting (GEM), coorganizada com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).