O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) passou a utilizar Inteligência Artificial (IA) para transcrever áudios e vídeos de audiências e reuniões, tanto virtuais quanto presenciais. A ferramenta, chamada Talia, foi apresentada pela primeira vez nesta sexta-feira (06/09) durante o “4º Encontro com Gestores da Área Judiciária”, na Escola Superior da Magistratura (Esmec).
A palestra sobre “Inteligência Artificial e Robotização na Prestação Jurisdicional” foi conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Ricardo Alexandre Costa. Na ocasião, foram abordadas também as ferramentas de IA Sara e Midas, que já estão em uso no Judiciário cearense, além dos robôs que têm otimizado o trabalho de servidores e magistrados.
De acordo com o analista judiciário Rafael Garcia, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), a Talia permite transformar a transcrição de áudio em um arquivo de texto, que pode ser checado e corrigido ouvindo os áudios e vídeos originais. A ferramenta também facilita a identificação e separação de diferentes falantes. Testes realizados com grupos de magistrados e na área administrativa mostraram bons resultados.
O Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas) é outra ferramenta mencionada no encontro. Ele agrupa atos processuais semelhantes, especialmente despachos, agilizando o trabalho ao identificar conjuntos de processos que requerem a mesma ação do servidor. Já a ferramenta Sara, que está sendo utilizada de forma piloto na Área Cível, lê documentos alimentados no sistema e gera relatórios resumidos.
Sara Cavalcante, diretora da Diretoria de Análise Cível Residual e usuária do Midas, destacou que a ferramenta agiliza a análise dos processos ao identificar textos similares, permitindo que o servidor configure o ato e encaminhe o processo para publicação de forma mais rápida.
O oficial de gabinete Bruno Bezerra ressaltou que as ferramentas de IA são importantes para o dia a dia, não para substituir o servidor, mas para auxiliar na produtividade e na prestação jurisdicional, atendendo à expectativa de celeridade e qualidade nos processos.
