Fortaleza foi destacada como a principal cidade do Brasil no eixo de Empreendedorismo pelo Ranking Connected Smart Cities 2024. A capital cearense garantiu a primeira colocação na categoria pelo segundo ano seguido. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), em São Paulo (SP), durante a 10ª edição do evento Connected Smart Cities e Mobility.
O secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, representou o prefeito José Sarto na cerimônia de premiação. Além do destaque em empreendedorismo, Fortaleza alcançou o 16º lugar no ranking geral, 4º lugar no eixo de Tecnologia e Inovação e 8º lugar em Mobilidade.
“Este é o segundo ano que a gente ganha. Uma grande conquista para nossa cidade”, afirmou Rodrigo Nogueira. Segundo ele, o resultado reflete as políticas públicas implementadas pelo prefeito José Sarto, que buscam reduzir desigualdades. “Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro”, destacou o secretário. Desde janeiro de 2021, Fortaleza criou 123 mil empregos com carteira assinada, maior estoque de vagas da região Nordeste.
Nogueira também comentou sobre as leis de incentivos fiscais da cidade. “Mudou a realidade da nossa cidade, atraindo grandes empresas para Fortaleza, incluindo grandes empresas da área de tecnologia”, afirmou. Ele destacou ainda o programa Meu Bairro Empreendedor, que leva oportunidades de empreendedorismo para a periferia. “O maior prêmio é ter gerado tantos postos de trabalho e reduzir as desigualdades”, disse.
O evento Connected Smart Cities e Mobility, que acontece entre 3 e 4 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, reúne representantes de cidades de todo o país para discutir inovações e destacar boas práticas urbanas. Além da apresentação do ranking, o evento oferece o Selo Connected Smart Cities, que reconhece boas práticas em cidades inteligentes. Em 2024, Fortaleza conquistou o nível prata no selo.
Outras cidades vencedoras por eixo temático foram Santos (Urbanismo), São Paulo (Mobilidade e Acessibilidade), Balneário Camboriú (Meio Ambiente), Barueri (Economia), Curitiba (Tecnologia e Inovação), Vitória (Saúde), São Caetano do Sul (Educação), Santana de Parnaíba (Segurança) e Niterói (Governança).