Roberta de Bismarck (Podemos) fez história nas Eleições 2024 ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita da cidade de Aracati, com 57,20% dos votos. Roberta é filha do ex-prefeito José Hamilton mas foi o apoio decisivo de Bismarck Maia, atual gestor municipal, e dos filhos dele, Eduardo Bismarck e Guilherme Bismarck, que garantiu a eleição.
Casada e mãe de dois filhos, começou a trabalhar após sua primeira gestação. No mercado privado, foi gerente de controladoria em uma rede de hotéis, estruturando processos e informações gerenciais.
Trajetória política
Em 2016, Roberta apoiou Bismarck Maia e foi eleita vereadora. Na reeleição de 2020, foi a vereadora mais votada. Durante a gestão do atual prefeito, Roberta exerceu dois mandatos legislativos, foi secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e chefe de Gabinete de Aracati.
Roberta ganhou o apelido de “Roberta Resolve” devido à sua firmeza e capacidade de ação, sendo reconhecida pela população e colegas de trabalho.
Presença feminina
Ao derrotar o candidato Caetano Neto (Republicanos), Roberta garantiu um feito inédito para a cidade, que nunca havia escolhido uma prefeita em sua trajetória política. A vice-prefeita eleita em Aracati é Ana Mello (PODE), formando uma chapa 100% feminina.
Além da prefeita e da vice, a presença feminina na política local também ganhou força na Câmara Municipal, com o número de vereadoras eleitas dobrando em relação ao pleito anterior.
As três candidatas mais votadas foram mulheres: Ilda (Podemos), Sabrina Cardoso (PSB) e Lucia Helena (PP). O resultado conquistado é um marco na representatividade das mulheres no Legislativo local.