ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Fortaleza irá restaurar e unificar os Mercados dos Pinhões e da Aerolândia

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), está trabalhando em um projeto ambicioso para restaurar e reunificar os icônicos Mercados dos Pinhões e da Aerolândia. Esses mercados, que foram separados em 1938, serão montados lado a lado novamente na rua Gonçalves Lêdo, ao lado da Praça Visconde de Pelotas.

O objetivo principal do projeto é criar um mercado gastronômico que celebre a identidade cultural e culinária do Ceará, reunindo os diversos sabores desde o litoral até o sertão em um único local. As intervenções incluirão o restauro das estruturas de ferro dos dois mercados, limpeza das peças, aplicação de proteção contra ferrugem, restauração dos vitrais coloridos e reforma das calhas e brises. Além disso, o espaço contará com novo piso e iluminação.

A área total será ampliada de 5 mil m² para 9 mil m², com a inclusão de praças, banheiros, depósitos, paisagismo, rampas, estacionamento e estruturas sombreadas para eventos ao ar livre.

O local atual do Mercado da Aerolândia será transformado em um polo de lazer voltado para atividades artísticas, culturais, esportivas e de convivência. Com cerca de 4 mil m², o espaço incluirá áreas para academia, playground, espaço multiuso sombreado e quadra poliesportiva requalificada. Também será construída uma nova praça com mobiliário urbano e paisagismo.

As obras de restauração e unificação dos mercados devem começar no primeiro semestre de 2025 e durar 18 meses. O objetivo é criar um grande centro turístico gastronômico e cultural em Fortaleza, seguindo o exemplo do Mercado da Ribeira em Portugal.

 

Foto: Reprodução

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − = 7