O Porto do Pecém iniciou em outubro o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, com certificação internacional I-REC (International Renewable Energy Certificate). O selo garante a rastreabilidade da energia desde a geração até o consumo.
O contrato, firmado com a empresa Casa dos Ventos, tem valor de R$ 41 milhões e duração de cinco anos. A contratação foi resultado de uma concorrência pública e visa garantir estabilidade de preços e o uso de energia renovável nas operações do porto.
A economia gerada pela aquisição será revertida em ações de descarbonização do Porto do Pecém e em uma política de incentivo para aumentar a eletrificação das operações portuárias, que hoje está em 70%. Esse índice inclui os guindastes usados na movimentação de contêineres e placas, além da esteira que transporta insumos para a siderúrgica da ArcelorMittal.
Nos próximos anos, o Pecém deve avançar no fornecimento de energia para navios pelo sistema shore power, o que permitirá a redução das emissões de embarcações atracadas.