ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pecém escolhe operadora para terminal de amônia verde

A Joint Venture, formada pela Stolthaven Terminals e a Global Energy Storage (GES) foi selecionada como “potencial operadora” para o terminal de amônia verde no Porto do Pecém, no Ceará, nesta quarta-feira (10/7). O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) concedeu os direitos após um processo de licitação de 15 meses, envolvendo provedores globais de armazenagem.

A próxima fase do projeto é o desenvolvimento da engenharia básica do terminal, com participação do CIPP e dos produtores de amônia. Somente após essa etapa, o contrato final poderá ser assinado.

O terminal, localizado na Zona Industrial de Exportação (ZPE) do Pecém, atenderá indústrias de hidrogênio verde que planejam operar no porto. Grande parte dessa produção será exportada como amônia, principalmente para a Europa.

O porto do Pecém já assinou 33 memorandos de entendimento com empresas interessadas em produzir hidrogênio no Ceará. Em novembro de 2023, a australiana Fortescue recebeu a primeira licença prévia para sua unidade no hub.

 

Foto: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 40 = 42