ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova presidente do TRE-CE diz que vai administrar a Justiça Eleitoral com retidão e ética

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE-CE realizou, sexta-feira, 30, no auditório de sua sede, em Fortaleza, sessão solene de posse da desembargadora Maria Iraneide Moura Silva na presidência e do desembargador Emanuel Leite Albuquerque na vice-presidência e na Corregedoria Eleitoral para o biênio 2025-2027.

“No biênio que se inicia, 2025-2027, ladeada e de mãos dadas, por sua excelência o desembargador Emanuel Leite Albuquerque, vice-presidente e corregedor eleitoral, manterei o foco em realizar as eleições de 2026 com segurança, lisura e transparência, combatendo a desinformação para garantir ao eleitor o direito à liberdade de escolha de seus candidatos com vistas a salutar relação político-democrática”, disse a nova presidente Iraneide no seu discurso.

Essa foto Desembargadora presidente, Juiz Alisson Simeao e Advogada Renata Farias

A solenidade foi prestigiada por desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado. Além de familiares, funcionários e amigos dos novos dirigentes do Tribunal.

Compuseram a Mesa de Honra: desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ex-presidente; o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; a secretária de Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), Socorro França, representando o governador do Estado; o deputado federal Leônidas Cristino; a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; a vereadora Carla Ibiapina, representando a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza; o procurador eleitoral Samuel Miranda Arruda; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora do Trabalho Fernanda Uchoa; a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza; o desembargador federal Cid Marconi, representando a Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o procurador de Justiça José Maurício Carneiro, representando o procurador-geral de Justiça do Ceará; o subdefensor público geral do Estado do Ceará Leandro Bessa, representando a Defensora Pública Geral; a conselheira Soraia Victor, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado; a presidente da Ordem dos Advogados do Ceará, Christiane Leitão; e a vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados, Helga Medved.

Missão

Desembargadora Iraneide afirmou que o desafio conferido a ela pelo TJCE e pelo Pleno do Tribunal Eleitoral encarava como missão e iria buscar todos os esforços para bem cumpri-la, “dirigindo com retidão e ética este tribunal”.

“Não é tarefa fácil. No entanto, perfeitamente possível quando se tem em mente que nada faremos sozinhos. Espero e sei que posso contar com a valiosa força de trabalho dos competentes servidores, válvula impulsora desta Casa de justiça eleitoral”.

Em defesa da democracia, a nova presidente do TRE citou frase físico alemão, Albert Einstein: “O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.

“A sociedade muito espera de seus governantes e representantes. E nesse contexto cabe a cada cidadão o importante papel de livremente fazer o seu direito de escolha sem interferências”, acrescentou.

Maria Iraneide também citou no seu discurso a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral: “Cada pessoa na sua condição cívica e cidadã, encontra no tribunal trabalhos voltados para que ele ou ela possam exercer a sua escolha pela representação que quer nos espaços de poder”.

Essência
“Portanto, é dever da Justiça Eleitoral proporcionar e mais que isso, assegurar aos cidadãos o pleno exercício democrático de sua cidadania. Ciente de que a atual gestão, comandada pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, deixa um importante legado no âmbito organizacional e campo da inovação, é certo reconhecer a necessidade de aprimoramento no que está se mostrando benéfico e vantajoso. E por outro lado, é também imperiosa a mudança do que não se mostrou positivo na perspectiva daquilo que é a essência desta justiça especializada, fazer eleição; sem contudo esquecer o material humano envolvido na dinâmica do processo eleitoral”, disse a presidente.

“A propósito, disse Steve Jobs “a tecnologia não é nada. O que é importante é que você tenha fé nas pessoas, que elas são basicamente boas e inteligentes e se você lhes der ferramentas, elas farão coisas maravilhosas com elas”. E, para não me tornar enfadonha, que não é o nosso interesse, é indescritível a felicidade e realização pessoal que coroa esta importante fase da minha vida profissional, na qual contabilizo cerca de 38 anos dedicados à magistratura cearense”, afirmou.

Durante a solenidade houve apresentação do Coral Vozes da Justiça com a musica “É preciso saber viver” de Roberto Câarlos, e da banda de música da Polícia Militar do Ceará tocou o hino nacional brasileiro e o hino do Tribunal Regional Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 11 =

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.