ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nordeste se consolida como líder em energia sustentável, diz presidente do BNB

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou o papel de liderança da região na produção de energia sustentável. Ele ressaltou a importância desse potencial para o crescimento econômico com justiça social, durante o IV Fórum Debate Desenvolvimento, realizado em Fortaleza, nesta quinta-feira, 10. O evento, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), discutiu o tema “O financiamento à transição justa e o potencial do Nordeste brasileiro”.

Paulo Câmara informou que o Banco do Nordeste já destinou mais de R$ 37 bilhões para projetos de energia solar e eólica nos últimos anos. Ele também destacou que o hidrogênio verde está no centro das estratégias para a redução de emissões da matriz produtiva regional, com diversos protocolos de intenção de investimentos em andamento.

Além das energias renováveis, o fórum discutiu mudanças climáticas, parcerias financeiras e oportunidades para negócios sustentáveis. Um dos resultados do evento foi o acordo de cooperação firmado entre a ABDE e a organização Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). O objetivo é financiar projetos para aumentar a resiliência e a sustentabilidade das cidades brasileiras.

Márcia Maia, diretora da ABDE e presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, destacou que a transição energética deve ser justa. Ela reforçou a necessidade de as populações locais serem consultadas e participarem dos benefícios gerados pelos projetos de energias renováveis.

O evento contou também com a presença de Paulo Simplício, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e Joaquim Rolim, consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1