O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu, nesta sexta-feira (23), a visita da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do TRE-CE, acompanhou a ministra durante sua visita à sede do tribunal em Fortaleza. A visita contou com a presença de diversas autoridades estaduais.
Durante o encontro, a ministra conheceu o trabalho realizado pelo TRE-CE e as preparações para as eleições municipais de 2024 no Ceará. Foram apresentadas as inovações adotadas pelo tribunal cearense.
A ministra também visitou o Fórum Ana Georgina, onde estão localizadas as zonas eleitorais de Fortaleza. Ela conheceu o Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) e o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará. No local, a ministra recebeu um exemplar simbólico do título de eleitor de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, importante figura histórica cearense.
Cármen Lúcia agradeceu a recepção no TRE-CE e destacou a importância de uma maior integração entre o TSE e os tribunais regionais. Ela também ressaltou a relevância das demais organizações públicas, especialmente as de segurança, para o sucesso das eleições.
“A missão da Justiça Eleitoral é assegurar que cada cidadão e cidadã exerça seu voto de maneira segura e livre”, afirmou a ministra.