O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reinaugurou, nesta segunda-feira (12/05), o Memorial do Poder Judiciário, espaço dedicado à preservação da história da Justiça cearense. A reabertura marca um novo capítulo após o incêndio ocorrido em setembro de 2021, que atingiu parte da sede do TJCE, no bairro Cambeba, em Fortaleza.
Apesar dos danos, o Memorial e seu acervo — composto por documentos, objetos e fotografias históricas — foram preservados. Um dos itens emblemáticos é o livro de registro de visitantes, que sobreviveu ao incêndio com marcas da fuligem, exceto por um espaço em branco moldado pela caneta deixada por um visitante dias antes do sinistro.
O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira, destacou o valor histórico do espaço e afirmou que a atual gestão trabalha para modernizar o acesso ao acervo por meio de um tour virtual. “Preservar a memória é uma forma de aprender com os acertos e corrigir os erros do passado”, afirmou.
Para o desembargador Durval Aires Filho, coordenador da Comissão de Gestão da Memória, o Memorial é um “novo lugar para consagrar o passado”, reunindo mobiliário e peças históricas que resgatam a trajetória do Judiciário cearense.