O renomado advogado José Feliciano de Carvalho, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), e ex-secretário de Segurança Pública do Ceará, faleceu aos 89 anos na última sexta-feira. José Feliciano deixou um legado para a advocacia nacional, sendo reconhecido como um defensor da advocacia civil no país.
Natural de Viçosa do Ceará, José Feliciano foi aluno do Seminário de Sobral e depois do Liceu do Ceará. O jurista concluiu o curso de bacharel na Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Ceará, em 1962.
Em sua trajetória, Feliciano de Carvalho foi presidente da OAB-Ceará entre 1993 a 1995. Ele também integrante do Conselho Federal, quando contribuiu para a criação do Estatuto dos Advogados, que este ano completou 30 anos de vigência.
Sua passagem pela presidência da seccional cearense no período de 1993 a 1995 e como conselheiro federal da Ordem deixou um legado de ética, competência e comprometimento com a Justiça e o bem comum.
Na política, José Feliciano exerceu a função de secretário da Segurança Pública do Ceará durante o governo de Gonzaga Mota. Entre as honrarias recebidas, ele foi homenageado com a Medalha Advogado Padrão da seccional cearense e a Medalha do Mérito do Poder Judiciário, ofertada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Minuto de silêncio
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lamentou, com profundo pesar, o falecimento do advogado José Feliciano de Carvalho. O TJCE se solidarizou com todos os familiares e amigos neste momento.
O Conselho Pleno da OAB Nacional, reunido nesta segunda-feira (11/11), dedicou um minuto de silêncio à memória de José Feliciano de Carvalho.
“Advogado civilista de trajetória renomada que contribuiu de forma importante para a criação do Estatuto da Advocacia e da OAB. Em homenagem, proponho a realização não só de um minuto de silêncio em respeito à memória do Feliciano”, propôs o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. A proposição foi aprovada por unanimidade.