O artesanato cearense ganhou, nesta terça-feira (20), um novo e importante espaço de valorização e comercialização. A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, inaugurou a nova unidade da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), instalada no Shopping RioMar Fortaleza, no Piso L2 (ao lado da Tortelê).
A abertura da loja representa mais um passo na política pública de fortalecimento da cultura e da economia criativa no estado. Ao lado de artesãos e representantes do setor, Jade destacou a importância da iniciativa:
“A CeArt no RioMar é mais do que um ponto de venda; é um reconhecimento concreto do talento dos nossos artesãos. Trazer o artesanato para um espaço nobre como este é gerar renda, autoestima e desenvolvimento para centenas de famílias que vivem dessa arte”, afirmou.
A nova unidade reúne peças produzidas por artesãos de todas as regiões do Ceará, representando diversas tipologias e saberes tradicionais. Com isso, o Governo do Estado amplia o alcance da produção artesanal e cria novas oportunidades de mercado.
A coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato da SPS, Germana Mourão, também celebrou a conquista:
“Esse novo espaço simboliza o reconhecimento da força cultural e econômica do nosso artesanato. Ele reforça uma política pública sólida que beneficia artesãos dos 184 municípios cearenses”, destacou.
Somente em 2024, a CeArt intermediou a comercialização de mais de 35 mil peças, gerando um faturamento de R$ 2,6 milhões. Atualmente, são mais de 20 mil artesãos cadastrados, com acesso a benefícios como isenção de ICMS, qualificação, participação em feiras e emissão da identidade artesanal.
Com a nova loja, a CeArt passa a contar com sete unidades em funcionamento: Galeria Mestre Noza (Praça Luíza Távora), Shopping Aldeota, Aeroporto Internacional de Fortaleza, Arena Romeirão, Centro Multifuncional de Juazeiro, Shopping Alphaville Barueri (SP) e agora o Shopping RioMar Fortaleza.