O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma vistoria técnica em Santa Quitéria, Ceará, para avaliar a viabilidade ambiental de um projeto de mineração de urânio e fosfato. O empreendimento visa a extração desses recursos para gerar energia nuclear, produzir fertilizantes e ração animal, abastecendo estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A equipe do Ibama, durante os trabalhos de campo, analisou potenciais impactos do projeto nas comunidades, nos corpos hídricos, cavernas, fauna e flora locais. Esses dados vão integrar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), documento essencial para definir se será emitida a Licença Prévia (LP), que autoriza o início das operações com condicionantes para o controle ambiental.
O projeto Santa Quitéria é conduzido por um consórcio entre as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Fosnor Fosfatados do Nordeste S.A., controladora da marca Galvani. Consultorias ambientais e servidores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) também participaram da vistoria, que será base para futuras audiências públicas.
Conforme o Edital nº 20/2024, a população e entidades interessadas podem solicitar essas audiências em qualquer unidade do Ibama ou pela via eletrônica até 29 de novembro de 2024. Após essa data, o Instituto divulgará um novo edital com os locais e datas das audiências para discutir a implementação do projeto.