ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hidrogênio Verde em pauta

O Governo do Ceará, por meio da Secitece, está viabilizando uma pesquisa sobre a produção de Hidrogênio Verde. O estudo é realizado por pesquisadores do Laboratório Inova Pecém (LABINPEC), no IFCE Campus Pecém, a 51 km de Fortaleza.

O professor Michael Duarte lidera a pesquisa, que utiliza eletrólise para produzir hidrogênio com eletricidade. “Analisamos a influência de variáveis no processo de produção por eletrólise, usando fontes renováveis como painéis fotovoltaicos acoplados aos eletrolisadores”, explica.

A energia solar utilizada na pesquisa vem de painéis instalados pela Secitece no Campus IFCE/Pecém. Esses painéis integram a Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400 kWp, maior equipamento público de geração fotovoltaica do estado. A usina ocupa 1800 m² com 895 painéis, cabos e inversores distribuídos sobre os blocos C, D e E do Campus.

Os recursos para a construção da usina, quase R$ 1,3 milhão, foram obtidos através de convênio entre o Governo do Ceará/Secitece e o MCTI. A Secitece também cobre transporte e alimentação dos estudantes do IFCE/Pecém. Esse apoio é decisivo para a realização do estudo, que está em fase de testes.

“Monitoramos e controlamos variáveis como a condutividade da água, tensão e corrente elétrica para garantir um processo seguro e eficiente. A partir dos resultados, proporemos um sistema de baixo custo para monitoramento e controle da produção de Hidrogênio Verde”, conclui Michael Duarte.

 

Foto: Ascom Secitece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =