ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortaleza se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios

Fortaleza é a terceira capital brasileira com melhor desempenho no funcionamento da máquina pública e a segunda em número de servidores com ensino superior, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre as 410 cidades analisadas com população acima de 80 mil habitantes, Fortaleza ocupa a sexta posição geral, destacando-se em indicadores como custo da função administrativa, qualidade da informação contábil e fiscal, qualificação dos servidores, tempo para abertura de empresas e transparência municipal.

A confiabilidade e transparência das informações contábeis de Fortaleza foram confirmadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que concedeu à cidade o primeiro lugar entre todas as capitais brasileiras no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado em 2023. “Essa conquista mostra que os dados fiscais do Município são de inteira transparência e confiabilidade. Fortaleza atendeu a todos os critérios exigidos pela STN”, afirmou a secretária das Finanças, Flávia Teixeira.

Em 2023, Fortaleza também recebeu o selo prata do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conferido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Entre mais de oito mil portais de entidades analisadas, apenas 16% alcançaram essa certificação de transparência. “Desde 2021, a gestão tem fortalecido políticas públicas de controle interno, resultando em melhorias significativas em áreas como transparência. O reconhecimento por parte de instituições externas ressalta o compromisso da gestão municipal com a excelência na prestação de serviços aos cidadãos”, destacou Christina Machado, secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza.

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 6 = 1