ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortaleza monta plano para atrair grandes investidores nacionais e estrangeiros

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do município de Fortaleza vai promover ações de captação de empreendimentos nacionais e internacionais para a Capital. Segundo o secretário Rodrigo Nogueira, três eventos “Investe Fortaleza” estão programados: um em Fortaleza, outro em São Paulo e outro em Lisboa/Portugal.

“Vamos fazer hot shows começando por aqui, porque a gente não pode esquecer o nosso empreendedor cearense; depois vamos para São Paulo e até o meio do ano estaremos na Europa para buscar investimento estrangeiro. É muito importante buscar grandes investidores e a única maneira da gente conseguir é mostrando as vantagens de se investir em Fortaleza”, justificou o secretário.

Feira da Beira-mar de Fortaleza. Foto: Ascom/PMF.

A Prefeitura de Fortaleza tem um financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF de R$ 14 milhões para o fomento do turismo. Parte desses recursos está sob a responsabilidade da SDE para investir no turismo de negócios. Para quem não sabe, o turista de negócios deixa na cidade visitada três vezes mais recursos do que o turista comum. A ideia é aproveitar o hub aéreo da Capital e sua vocação turística para promover o turismo de negócios. O secretário acredita que o voo direto para Portugal vai ajuda a trazer dinheiro europeu para o Ceará.

Grandes investidores

“Vamos atrair os grandes investidores. Fortaleza tem uma vocação turística, grande parte das receitas que entram na cidade é do turismo, e a gente vai fomentar esse setor fortemente de agora em diante”, afirmou Rodrigo.

A Prefeitura vai apresentar aos potenciais investidores um pacote oportunidades: concessão, através de PPP- Parceria Público-Privada, dos terminais de ônibus; dos espigões da beira-mar; concessão de eficiência energética e gestão distribuída para a rede de escolas do município; um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para escolha de empresa para modernizar e operar o serviço de estacionamento pago, a chamada Zona Azul.

“Estou em contato com o BNB para que o banco possa, junto com a gente, oferecer as linhas de crédito que eles tenham”, informou o secretário.

“A gente passou os dois primeiros anos da gestão entregando muito coisa na microeconomia. Fortaleza é hoje a cidade que mais capacita no Brasil. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do governo federal que mede a geração de emprego, Fortaleza lidera o saldo no Norte e Nordeste e é a 5ª do Brasil, posso dizer que é referência nacional. Em 2021 tivemos o recorde na história da cidade no que tange a geração de emprego e em 2022 superamos o nosso próprio recorde. Para você ter uma ideia, entre 2021 e 2022 a gente teve um saldo de postos de trabalho maior que nos anos de 2010 a 2020. Então, a gente está fazendo um trabalho muito focado no microempreendedor. A gente sabe que de cada dez empregos, sete são gerados pelos pequenos empreendedores”, comentou.

Rodrigo Nogueira elogia o trabalho da gestão. “Isso se deve ao trabalho do prefeito José Sarto que vem se notabilizando no Brasil como o prefeito que foca muito em dar oportunidade para as pessoas. Se pudesse fazer um slogan da gestão numa frase seria: oportunidade para todos! Todo mundo aqui tem oportunidade, desde quem quer se capacitar como cabeleireiro, marceneiro, gestão financeira, a gente dar essa capacitação”, disse.

Serviço público

Rodrigo Nogueira, antes de assumir a SDE na atual gestão, foi titular da Coordenadoria Especial de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões no governo do ex-prefeito Roberto Cláudio. Sobre essa experiência ele comentou:

“Foi um aprendizado incrível. Fiquei quatro anos na pasta. Hoje a PPP/For está na SDE junto com a gente. Foi uma experiência incrível. Sou empresário, nunca tinha tido nenhuma atuação no poder público, foi o meu primeiro cargo público, e eu posso dizer que me apaixonei pela coisa e hoje trabalho totalmente apaixonado pela causa pública. Apreendi na PPP/For, principalmente a conviver e saber que a gente não faz nada sozinho. A PPP/For é uma Coordenadoria que trata de concessões e parcerias públicas-privadas de outros órgãos. Então, eu tinha que ter interlocução desde a Secretaria de Educação até a PGM (Procuradoria Geral do Município), passando pela Secretaria de Saúde, por todos os órgãos. Então, isso me deu uma experiência muito rica e entendi que na vida a gente não consegue fazer nada se não tiver o apoio de todos. E graças a Deus na Prefeitura de Fortaleza, desde a gestão passada, tem uma união muito grande, todo mundo trabalhando em prol do nosso povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 5