ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortaleza dentre as 10 cidades mais competitivas do Brasil

Comércio no Centro de Fortaleza. Foto: CMFor.

O município de Fortaleza está na lista das 10 cidades mais competitivas do Brasil, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) de 2022 elaborado pelo Ministério da Economia que leva em conta aspectos como o empreendedorismo, construções, concorrência e serviços públicos. O município de Caucaia ficou em segundo lugar do Ceará com 473,91 de pontuação.

Fortaleza alcançou a pontuação geral de 568.7 e se destacou no Nordeste (média 434.3) e no Brasil (média 473.9), levando em consideração os 9 itens avaliados.

O estudo, divulgado esta semana pelo Governo Federal, demonstra a eficiência das estratégias e mecanismos utilizados na capital cearense para o contínuo crescimento.

Para a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza – Seuma, Luciana Lobo, o estudo comprova e reconhece os esforços na busca por uma cidade em contínua evolução e equilíbrio. “A nossa cidade merece o melhor de nós. Trabalhamos ininterruptamente para que Fortaleza siga em destaque entre as cidades brasileiras. Estudos como o ICM e, mais recentemente, o Bloom Consulting, onde ficamos em 5º como a melhor cidade do Brasil para visitar, viver e investir, reforçam os acertos desta caminhada”, disse.

A cidade de Fortaleza teve especial destaque nas áreas “Empreendendo no Município”, “Concorrência em Serviços Públicos”, “Segurança Jurídica”, “Contratando com o Poder Público” e “Construindo no Município”, onde a nota mais que dobrou na média nacional: 69.5 diante de 33.9.

O arcabouço de legislações e a estrutura sólida da Governança Digital, responsável pelo recorde na emissão de alvarás de construção pela Seuma em 2022, corroboram para os resultados positivos.

5ª melhor cidade para visitar, viver e investir
Além do ICM, Fortaleza também se destacou no estudo Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, divulgado no início do ano, onde listou Fortaleza entre as 10 melhores cidades do Brasil para Visitar, Viver e Investir. A análise se baseia no desempenho quantitativo de reputação das 100 cidades mais populosas do Brasil nas três categorias.

O estudo da Bloom Consulting também demonstrou os avanços conquistados pelo Município em políticas ambientais. O cuidado com os espaços verdes, a requalificação de parques urbanos e a transformação de áreas degradadas em novos ambientes naturalizados fortalecem o lazer, o convívio social e a educação ambiental.

O ICM além de avaliar o ambiente de negócios do município, serve de instrumento de atração a investimento estrangeiro. O ranking possibilita que o empresário decida melhor onde instalar/abrir seu negócio.

Caucaia

Em relação à região Nordeste, a cidade de Caucaia está na posição número 13, à frente inclusive de capitais como João Pessoa/PB e São Luiz/MA. Dentre os quesitos avaliados, o município ficou acima da média nacional em Liberdade Econômica, Concorrência em Serviços Públicos, Segurança Jurídica, Contratando com o Serviço Público e Tributação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 5