O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta segunda-feira (19), a audiência de distribuição do horário eleitoral gratuito para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 em Fortaleza. Foram divulgados os tempos de propaganda de TV e rádio de cada candidato. O horário eleitoral começará no dia 30 de agosto e se estenderá até o dia 3 de outubro.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), lidera com o maior tempo de propaganda, totalizando 5 minutos e 1 segundo. Em seguida, o deputado federal André Fernandes (PL) tem 1 minuto e 58 segundos. Outros candidatos também tiveram seus tempos definidos, como Capitão Wagner (União Brasil) com 1 minuto e 14 segundos, José Sarto (PDT) com 1 minuto e 1 segundo, Técio Nunes (Psol) com 25 segundos e George Lima (Solidariedade) com 17 segundos.
Três candidatos não terão tempo de propaganda em rádio e TV: Chico Malta (PCB), Eduardo Girão (Novo) e Zé Batista (PSTU). Esses partidos não atingiram os critérios mínimos estabelecidos pela Justiça Eleitoral, baseados na representação dos partidos no Congresso Nacional.
A coligação de Evandro Leitão, “Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais”, que inclui PT, PCdoB, PV, Republicanos, MDB, PP, PSB e PSD, garantiu o maior tempo de propaganda devido aos seus 266 representantes no Congresso. Já o PL, partido de André Fernandes, conta com 99 parlamentares, e o União Brasil, de Capitão Wagner, com 59. As demais coligações e partidos também tiveram seus tempos de inserção definidos.
Os horários de exibição das propagandas serão em dois períodos de 10 minutos no rádio e na TV, com a ordem de veiculação dos candidatos definida por sorteio. Além do horário eleitoral gratuito, foram estipulados os tempos para as inserções comerciais de 30 ou 60 segundos. Evandro Leitão terá 21 minutos e 8 segundos de inserções, seguido por André Fernandes com 8 minutos e 18 segundos.
Ao final do período eleitoral, o número de inserções por candidato será: Evandro Leitão (1.479), André Fernandes (581), Capitão Wagner (367), José Sarto (301), Técio Nunes (125) e George Lima (87).