O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizará, nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, a eleição dos(as) novos(as) dirigentes do Poder Judiciário estadual para o biênio 2025-2027. A votação ocorrerá em sessão plenária no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Concorrem ao cargo de presidente do Judiciário estadual o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), e o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, atual vice-presidente do TJCE. Já o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato é candidato à Vice-Presidência.
O desembargador Mário Parente Teófilo Neto e a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra concorrem ao cargo de corregedor-geral da Justiça. A desembargadora Andrea Mendes Bezerra Delfino se inscreveu para assumir a Ouvidoria do Poder Judiciário, que terá a primeira eleição este ano.
Será eleito, para cada cargo de Direção, o(a) desembargador(a) que obtiver maioria absoluta dos votos.
A eleição, cujo escrutínio é secreto, ocorre num clima de incertezas. Fontes consultadas pelo O Cenário apostam em resultados diversos.
Enquanto o atual vice-presidente do TJCE optou por uma campanha mais discreta, o atual presidente do TRE-CE manifestou-se publicamente inclusive através de vídeos.
Nem todos os 53 membros efetivos do colegiado deverão votar. É o caso da Desa. Iracema do Vale que está exercendo função junto à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.
A sessão para a realização da votação deverá ser presidida pelo Des. Abelardo Benevides, atual presidente da Corte.