O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realiza sexta-feira, 30, às 16h, sessão solene de posse da desembargadora Maria Iraneide Moura Silva na presidência da Corte e do desembargador Emanuel Leite Albuquerque na vice-presidência e na Corregedoria da Justiça Eleitoral cearense para o biênio 2025-2027. O local da solenidade será na sede do Tribunal, em Fortaleza, à Rua Doutor Pontes Neto, 800, bairro Luciano Cavalcante.
A escolha dos dois desembargadores se deu na sessão do dia e 8 de abril passado durante sessão plenária e proclamada pelo atual presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que, na ocasião, cumprimentou os próximos dirigentes, desejando-lhes uma gestão de sucesso.
Ainda na mesma sessão a presidenta eleita, Maria Iraneide, cumprimentou a Corte e expressou sua gratidão pela confiança recebida. “Tenho uma relação especial com a Justiça Eleitoral, fruto da experiência adquirida em diversas comarcas do Interior, onde atuei como juíza eleitoral, e na capital, onde fui diretora do Fórum Eleitoral. Espero poder contar com a colaboração de vossas excelências e com a valiosa contribuição dos servidores desta Casa”, disse.
Em seu discurso de agradecimento o vice-presidente eleito, desembargador Emanuel Leite, destacou: “Hoje é um dia muito significativo para mim, pois ser eleito para esta posição, que considero de extrema importância, é uma grande honra. Parabenizo a desembargadora Iraneide, uma mulher de grande competência, simpatia e excelente relacionamento com todos. Tenho plena convicção de que ela realizará uma administração exemplar”, destacou o magistrado.
Perfil
Maria Iraneide Moura Silva
Desembargadora no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desde 2011, Maria Iraneide Moura Silva é presidente do Conselho Editorial e de Biblioteca do TJCE e integrante da 2ª Câmara de Direito Público. A magistrada, natural de Sobral, é bacharel em Direito e especialista em Processo Civil. Ingressou na magistratura em 1986 e assumiu a Vara Única da Comarca de Pereiro.
Atuou também nas comarcas dos municípios cearenses Coreaú, Independência, Pentecoste e Baturité. Promovida para a Comarca de Fortaleza em 1996, pelo critério de merecimento, assumiu a titularidade da 15ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (UJECC), removida, posteriormente, para a 16ª UJECC. Foi juíza eleitoral em todas as comarcas pelas quais passou.
Em Fortaleza, foi diretora do Fórum Eleitoral, no ano de 2011. Ascendeu ao Tribunal de Justiça do Ceará em julho de 2011, onde integrou a então 8ª Câmara Cível. Foi ouvidora no biênio 2017-2019. Em 2023, tomou posse como suplente da Corte Eleitoral, no TRE-CE, onde, agora, foi eleita a próxima presidente.
Emanuel Leite Albuquerque
Natural de Crateús, Emanuel Leite Albuquerque é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) desde 2009 e ocupa a posição de suplência no TRE-CE desde 2021, com recondução neste novo mandato. É também membro da 1ª Câmara de Direito Privado e do Centro de Inteligência do TJCE.
O desembargador é bacharel em Direito pela UFC – Universidade Federal do Ceará, especialista em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).
O magistrado foi juiz nas Comarcas de Reriutaba, Mauriti, Redenção e Crateús, entre o período de 1986 a 1992. Foi juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados de Pequenas Causas, da 31ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Foi, também, juiz eleitoral da 117ª Zona de Fortaleza, no período de 2007 a 2009. Integrou o TRE-CE; participou da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), durante o biênio de 2007/2008. Em junho de 2023, tomou posse como suplente da Corte do TRE-CE, onde, em junho, assume como vice-presidente e corregedor.