ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desembargador Cid Marconi assume a direção da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região

A Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (ESMAFE5) iniciará um novo ciclo sob a direção do desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza, que assume o cargo a partir desta terça-feira, 1º de abril. A solenidade de posse será realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE), e também marcará a nomeação do desembargador federal Rubens Canuto como vice-diretor da instituição.

Com um extenso histórico de contribuições ao Direito e à sociedade, Cid Marconi assume o desafio de fortalecer e expandir a atuação da ESMAFE5, promovendo a integração entre as escolas judiciais dos seis estados da 5ª Região (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe). O objetivo da nova gestão é compartilhar experiências e boas práticas para ampliar a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e servidores da Justiça Federal.

Trajetória e legado

Natural de Fortaleza (CE), Cid Marconi é um nome de referência no meio jurídico. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e também em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele construiu uma carreira sólida, acumulando titulações de especialista em Direito Processual Civil, mestre em Direito Constitucional e doutor em Direito Constitucional e Direito Público. Antes de ingressar na magistratura federal, exerceu a advocacia e teve passagem pelo legislativo municipal como vereador de Fortaleza.

A sua chegada ao TRF5 ocorreu em 2015, quando foi nomeado desembargador federal na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Quinto Constitucional. Desde então, tem sido uma voz ativa na modernização e na ampliação do acesso à Justiça, além de atuar no fortalecimento das instituições jurídicas da região.

Compromisso com a inovação e a formação jurídica

Ao assumir a direção da ESMAFE5, Cid Marconi reafirma seu compromisso com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos magistrados e servidores. Sua gestão promete investir em capacitação, tecnologia e intercâmbio de conhecimento entre os tribunais da 5ª Região, promovendo iniciativas que garantam uma formação jurídica de excelência.

O novo diretor da ESMAFE5 assume o desafio com a missão de consolidar a escola como um centro de referência no aprimoramento da magistratura federal, refletindo sua visão inovadora e seu compromisso com a evolução do Direito no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 5

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.