ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confiança do Empresário Industrial registra alta em agosto, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 1,6 ponto em agosto, alcançando 51,7 pontos, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador, após dois meses em queda, passou de um estado de neutralidade para um patamar de confiança.

Fatores como o aumento da produção industrial, do emprego na indústria e do faturamento podem ter influenciado positivamente a avaliação das condições atuais pelos empresários. No entanto, o índice ainda está abaixo da média histórica e dos níveis registrados nos meses de agosto desde 2017, conforme a economista da CNI, Larissa Nocko.

Em agosto, o Índice de Condições Atuais avançou 2,8 pontos, atingindo 47,2 pontos. O subcomponente referente às condições atuais das empresas cresceu 2,6 pontos, superando pela primeira vez desde janeiro de 2024 a linha divisória dos 50 pontos. A percepção das condições atuais da economia brasileira também melhorou, subindo de 37,6 pontos para 40,6 pontos.

O Índice de Expectativas também apresentou crescimento, subindo de 52,9 pontos para 53,9 pontos em agosto. Embora os empresários estejam otimistas quanto aos próximos seis meses de suas empresas, permanecem pessimistas em relação à economia brasileira.

O ICEI é uma pesquisa mensal realizada pela CNI, que monitora o sentimento empresarial e as tendências de produção na indústria. Na edição de agosto, 1.282 empresas industriais foram consultadas entre os dias 1º e 7 de agosto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82 − = 78