O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (15), a ampliação da malha aérea do Ceará, com a confirmação de novos voos diretos para Montevidéu, no Uruguai, e para Foz do Iguaçu, no Paraná. Participaram do anúncio o secretário de turismo Eduardo Bismarck, o Secretário-chefe da Casa Civil. Chagas Vieira, o deputado Guilherme Bismarck, entre outras personalidade.
A medida reforça o bom momento do turismo no estado, que vem apresentando indicadores positivos ao longo de 2025. De acordo com dados divulgados pelo Governo do Ceará, somente no primeiro semestre deste ano, o estado recebeu 1,7 milhão de turistas, gerando uma receita estimada em R$ 6,6 bilhões. A taxa média de ocupação hoteleira chegou a 73,8%, e o gasto médio por visitante foi de R$ 3.840.
Também houve crescimento expressivo no número de novos cadastros no sistema CADASTUR, com aumento de 59,93%, e o estado bateu recorde no número de municípios integrados ao Mapa do Turismo Brasileiro, somando agora 109 cidades, incluindo 22 novos ingressos.
Em maio de 2025, o setor de turismo do Ceará cresceu 10,7%, superando a média nacional registrada pelo IBGE, que foi de 9,5%. Para o mês de julho, estão previstos 3.662 voos operando no estado, refletindo a crescente demanda e o fortalecimento da malha aérea regional.
“Montevidéu representa um novo e promissor mercado para o Ceará. Estamos conquistando a conexão com um destino que pretendemos explorar intensamente nos próximos meses. Já Foz do Iguaçu, embora em território nacional, alcança toda a região da tríplice fronteira, impactando positivamente o turismo internacional com reflexos no Paraguai e na Argentina”, afirmou Eduardo Bismarck.
Além das novas conexões com Montevidéu e Foz do Iguaçu, o Ceará manterá ligações aéreas com importantes destinos nacionais como Belém, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Campinas, São Luís, Guarulhos, São Paulo, Juazeiro do Norte, Teresina, Manaus e Uberlândia. No cenário internacional, o estado segue conectado a cidades como Buenos Aires, Cayenne, Lisboa, Miami, Orlando, Paris e Santiago.
As ações integram a política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, reforçando o papel estratégico do Ceará como um dos principais polos turísticos do Brasil.
O Cenário