A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou para 3% sua previsão de crescimento econômico do setor para 2024. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) durante uma coletiva de imprensa online sobre o desempenho do setor no segundo trimestre de 2024 e perspectivas para o ano. Em março, a CBIC já havia elevado de 1,3% para 2,3% sua previsão de crescimento.
A nova previsão de 3% supera a expectativa de 2,15% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para este ano. A revisão foi motivada pela projeção positiva para a economia brasileira, que aumentou de 1,85% para 2,15% em março, conforme o relatório Focus.
Outros fatores que influenciaram a revisão foram a resiliência do mercado de trabalho, com mais de 1 milhão de novas vagas com carteira assinada até maio, e o incremento do financiamento imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, expectativas mais positivas dos empresários do setor também contribuíram para a nova previsão.
Renato Correia, presidente da CBIC, destacou que o crescimento do mercado nacional melhora as expectativas para novas aquisições de casas. A estabilidade econômica e a previsibilidade das condições de investimento permitem ao empresário planejar e assumir riscos.
A coletiva contou com a participação da economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, e do gerente de análise econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo. O levantamento faz parte do projeto ‘Inteligência Setorial Estratégica’, realizado pela CBIC em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
