Uma pesquisa do Instituto Ideia sobre as eleições para a Prefeitura de Fortaleza mostra o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) na liderança, com 31% das intenções de voto. O levantamento, realizado entre 26 e 30 de agosto, entrevistou 1.000 pessoas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o agregador de pesquisas Rali, desenvolvido pelo Instituto Globo em parceria com o Instituto Locomotiva, Capitão Wagner tem 29,5% das intenções de voto, com queda de 0,5 ponto percentual em relação a estudos anteriores. O prefeito José Sarto (PDT), candidato à reeleição, aparece com 23,1%, um aumento de 0,6 ponto percentual em comparação ao levantamento anterior.
Na terceira posição, o candidato André Fernandes (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, soma 16% das intenções de voto, registrando um aumento de 0,8 ponto percentual. Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Lula, aparece com 12,2%, um crescimento de 1,9 ponto percentual. Ambos tiveram resultados positivos em relação à última semana.
O estudo do Instituto Ideia, divulgado no último sábado (31), é a segunda pesquisa encomendado pelo Grupo Jangadeiro. Na pesquisa anterior, Fernandes e Leitão aparecem tecnicamente empatados na terceira posição, com 16% e 14%, respectivamente.
Outros institutos de pesquisa, como Datafolha e Quaest, também mostraram Capitão Wagner na liderança, mas com uma redução da vantagem em relação aos adversários. O levantamento reflete um cenário de aproximação dos concorrentes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.