ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aracati, Maranguape e outros 156 municípios cearenses recebem Selo Unicef por avanços em políticas para infância e adolescência

O Governo do Ceará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entregou nesta quarta-feira (11) o Selo Unicef a 158 municípios cearenses em reconhecimento aos avanços significativos em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024.

Entre os municípios premiados, Aracati e Maranguape se destacaram pela excelência e dedicação às políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

A Prefeitura de Aracati celebrou com entusiasmo a conquista do Selo Unicef, um reconhecimento internacional pelos avanços alcançados em áreas como saúde, educação e proteção social.

Durante o período de 2021 a 2024, o município ampliou a cobertura da vacina Tríplice Viral D2, superando a média nacional e Atingiu metas de rematrícula escolar com a estratégia Busca Ativa Escolar (BAE).

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita eleita, Ana Melo, e uma delegação composta por adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), professores, articuladores e mobilizadores das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Maranguape: Destaque Nacional em Políticas Públicas

Outro grande destaque foi Maranguape, cujo prefeito, Átila Câmara, recebeu o Selo Unicef como reconhecimento ao seu compromisso com políticas públicas direcionadas à proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Maranguape se destacou por ser um dos municípios recordistas nessa premiação, reforçando sua posição de referência em boas práticas e cuidados com a infância e juventude.

A atual edição do Selo Unicef (2021-2024) envolveu 2.023 municípios de 18 estados brasileiros, sendo 933 certificados por atingirem todas as metas estabelecidas.

Veja a lista completa de cidades

Resultado da parceria entre Governo do Ceará, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e municípios, o Selo Unicef foi concedido a 158 municípios cearenses em reconhecimento aos avanços em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Esta edição da certificação foi a com melhores resultados no estado. Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, participou da cerimônia. O subdefensor geral Leandro Bessa esteve também presente na solenidade.

“Nós conseguimos superar, por meio de implemento de políticas públicas e de investimentos realizados com a coordenação das últimas gestões. Nós, gestores, passamos, mas as políticas ficam. As diretrizes para que sigamos avançando permanecem e assim continuaremos comemorando o avanço do Ceará”, destacou a vice-governadora.

As cidades premiadas avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. Entre os anos de 2021 e 2024, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu nos municípios do Ceará certificados pelo Selo Unicef de 63,8% para 90,2%, acima da média nacional. Além disso, 171 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV) do Unicef para acelerar a imunização das crianças. A área de educação também apresentou resultados positivos com 176 municípios alcançando as metas de rematrícula de crianças e adolescentes.

O trabalho do Unicef junto ao Ceará, para a certificação através do Selo Unicef, acontece há 25 anos. Com tantos anos de parceria, o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, agradeceu pelo Ceará – e seus municípios – participarem fortemente da busca por um futuro melhor para os jovens. “Dos 933 municípios brasileiros que conseguiram avançar em suas políticas, mais de 150, mais precisamente 158, estão no Ceará. Aqui é onde o Selo Unicef está há mais tempo, então é muito especial ver esse resultado. Essa é uma história de parceria em que aprendemos muito juntos”.

“Para ganhar esse selo precisa fazer o mesmo que os municípios aqui fazem, trabalhar pela vida. Esse foi um trabalho vitorioso que fizeram pela vida no Ceará”, pontuou. “O Ceará abriu os caminhos da municipalização da educação e do regime de colaboração nas áreas da saúde, educação e proteção social. O que o Ceará faz é colaboração pela vida”, complementou Rui Aguiar, chefe do Escritório do Unicef em Fortaleza. “Hoje nós celebramos a maior conquista do Ceará, na área de infância e adolescência, nos últimos 25 anos. E essa conquista se traduz no trabalho dessas pessoas que estão aqui”, frisou.

Municípios agraciados
Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Capistrano, Cariré, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 5 = 1

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.