A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), lançou, na manhã desta segunda-feira (10/03), a exposição “Fragmentos – Ecos da essência feminina”.
A iniciativa faz parte da programação especial do Mês da Mulher da Alece intitulada “Mulheres que Inspiram: Vozes, Conquistas e Futuro” e, é parte do projeto “Entre Nós”, sob a curadoria da artista visual, Anete Mendonça.
A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, enfatizou o papel fundamental da iniciativa para dar visibilidade às mulheres e reconhecer suas contribuições no campo das artes.
“Essa exposição é uma oportunidade de abrir espaço para essas artistas. No Mês da Mulher, é preciso não apenas dar visibilidade, mas também valorizar o trabalho das mulheres”, afirmou.
A exposição reúne obras de 21 artistas e busca destacar, por meio de pinturas e esculturas, as diferentes competências, valores e responsabilidades que fazem parte da trajetória feminina. Segundo o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, o evento foi idealizado para estimular reflexões sobre a vida das mulheres e sua importância na sociedade.
“Essa é uma oportunidade não só para apreciarmos a beleza das obras expostas, mas também para refletirmos sobre o papel das mulheres”, ressaltou.
A deputada Jô Farias (PT) elogiou a organização do evento e reforçou a necessidade de promover iniciativas que deem maior visibilidade às mulheres. “Estamos em um mês muito importante de reflexão e fico feliz com ações inspiradoras como essa, que abrem espaço para 21 artistas mostrarem seu trabalho na Casa do Povo”, destacou.
Entre as artistas participantes da exposição estão Anete Mendonça, Aurélia Alencar, Campos Tiêta, Cezarina Du Valee, Elis Albuquerque, Ernestina Ribeiro, Fátima Gomes, Feh Lopes, Kilvia Montenegro, Laurinda Fonteles, Lucimar Vieira, Paula Franklin, Romana Mesquita, Vanda Sabóia, Cris Cavalcante, Socorro Silveira, Valéria Andrade, Cláudia Melo, Cecile Mendonça, Patrícia Malvaccini e Carmencita. A artista Aurélia Alencar ressaltou a relevância da oportunidade: “Estamos aqui mostrando a nossa arte e, principalmente, o que somos por dentro, já que cada uma interpreta a arte de um jeito único”.