ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agronegócio cearense representa 19% no PIB do Estado

Segundo dados do Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro) da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), o agronegócio cearense, que compreende a agropecuária e a agroindústria, corresponde a 19% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Ceará.

Presidente da Faec, Amílcar Silveira. Foto: Faec/LCMoreira.

Para o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a tendência é crescer ainda mais com a parceria da Federação e o Ministério da Agricultura (Mapa). “Estamos observando a crescente produção do algodão na Chapada do Apodi, que servirá de matéria-prima das fábricas de fiação, tecelagem e confecções”, exemplificou Silveira.

“Se considerarmos o PIB da agropecuária e o da agroindústria, temos quase 20% de participação na riqueza produzida pelo Ceará. Os grandes e pequenos laticínios, por exemplo, processam o leite que a pecuária produz para fazer queijo, requeijão, iogurte e uma variada lista de produtos. E toda essa produção faz parte do agronegócio”, defendeu o presidente Amílcar.

A atual metodologia adotada pelo IBGE, a exemplo de outros institutos de pesquisa econômica, considera os resultados da agropecuária e da indústria de modo separado. Apenas a agropecuária é responsável por 6,2% do PIB do Ceará, enquanto a indústria responde por 23,6%.

“O método da pesquisa despreza a matéria prima em benefício do valor agregado pela indústria. Sem a produção dos diferentes setores do agro, entretanto, não haveria o produto a ser manufaturado”, observa Amílcar Silveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

60 − = 51