A charmosa cidade de Guaramiranga, localizada no Maciço de Baturité, Ceará, está pronta para receber visitantes de todo o país para o seu tradicional Carnaval marcado pelo 26º Festival Jazz & Blues.
O evento ocorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março de 2025, oferecendo uma programação rica e diversificada que promete encantar os amantes da boa música. O festival deste ano contará com 17 atrações, incluindo artistas locais, nacionais e internacionais.
Programação completa:
Entre os destaques estão o Carol Panesi Trio, que abrirá o evento no Teatro Rachel de Queiroz na sexta-feira, 28 de fevereiro, às 19h, apresentando o show “Natureza é Casa”. Na sequência, a cantora Claudine subirá ao palco com o espetáculo “Raiz Exposta”, que transita entre o jazz, blues e classic rock, conectando-os à música brasileira.
No sábado, 1º de março, a programação na Cidade Jazz & Blues inicia às 16h30 com apresentações dos alunos do projeto “Música é para a Vida”. Em seguida, o show “Elas, o Ceará e o Jazz” reunirá as cantoras Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues, destacando o jazz de compositores cearenses. A noite contará ainda com a performance do Léa Freire Quarteto, liderado pela flautista e pianista paulista Léa Freire.
O domingo, 2 de março, será marcado por homenagens a grandes nomes da música. O contrabaixista Jorge Helder apresentará o show “Samba e Amor – Homenagem a Chico Buarque”, acompanhado pelos cantores Filó Machado e Vanessa Moreno. Além disso, o acordeonista cearense Adelson Viana, o gaitista carioca Maurício Einhorn e o compositor Fausto Nilo serão celebrados por suas contribuições à música brasileira.
Atividades Paralelas
Além dos shows, o festival promoverá o tradicional “Café no Tom”, um bate-papo descontraído com os artistas mediado pelo jornalista Dalwton Moura, às 11h, no Basílico Restaurante, localizado na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. O evento acontecerá de sábado a segunda-feira, proporcionando ao público uma oportunidade única de interação com os músicos.
O projeto “Música é para a Vida” também merece destaque, oferecendo residências artísticas para 25 estudantes da rede pública e universidades, que participarão de oficinas teóricas e práticas culminando em apresentações durante o festival.
Todas as atividades do 26º Festival Jazz & Blues são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos. Os organizadores convidam os participantes a contribuírem com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa “Ceará sem Fome”, do Governo do Estado.