ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FIEC e Governo do Ceará abrem nova turma do projeto Geração Tech com 1.700 vagas

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Governo do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), lança mais uma etapa do projeto Geração Tech, com 1.700 vagas. O programa, que já capacitou cerca de mil profissionais, chega agora à sua versão 2.0 com uma oferta ampliada de vagas.

Dessas vagas, 1.200 serão oferecidas na modalidade on-line, enquanto 500 estarão disponíveis presencialmente nos bairros do Pici, Aldeota e Edson Queiroz, em Fortaleza. Voltado para jovens e adultos a partir de 17 anos, sem limite de idade, o projeto promove inclusão e acessibilidade, com prioridade para alunos e ex-alunos de escolas públicas.

O Brasil enfrenta atualmente um déficit de aproximadamente 190 mil profissionais no setor de tecnologia. O Geração Tech busca reduzir esse número, oferecendo capacitação prática e conectada às demandas do mercado, além de fortalecer o Ceará como um polo tecnológico.

Para marcar o início da nova etapa do projeto, a cerimônia de formatura de 660 jovens da última turma de Desenvolvimento Web Full Stack da primeira edição será realizada no dia 21 de janeiro, às 9h, na Casa da Indústria. Com essa turma, o projeto atinge a marca de mil profissionais capacitados em 2024, consolidando ainda mais seu impacto ao longo de 2025.

Para o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Geração Tech é estratégico para o desenvolvimento do estado. “O Ceará tem se destacado como um hub de tecnologia, e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. Esse projeto proporciona a capacitação de jovens para atender a uma necessidade que não é só da indústria, mas de todo o setor produtivo”, destacou.

Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, reforça a importância da iniciativa: “Estamos contribuindo diretamente para transformar a realidade de jovens e adultos por meio da capacitação tecnológica, criando oportunidades de carreira e desenvolvimento para as empresas, além de diminuir o déficit de profissionais qualificados no setor”.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, também enfatizou o impacto social e econômico do projeto. “O Ceará está pronto para receber os novos grandes investimentos previstos em diversos setores que necessitam de profissionais de tecnologia e oferecem salários mais atrativos. Por isso, é uma determinação do governador Elmano de Freitas promover capacitações que formem mão de obra qualificada para os postos de trabalho que estão surgindo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

73 − = 72