ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desembargador cearense Leonardo Resende será o novo corregedor-regional do TRF5

O desembargador cearense Leonardo Resende Martins foi escolhido para ocupar o cargo de corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) no biênio 2025/2027. A posse está marcada para abril de 2025.

Leonardo Resende ingressou na magistratura federal em 2001 e atuou como titular da 6ª Vara Federal de Fortaleza. Atualmente, coordena o Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará (Inovajus) e é membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Com uma sólida carreira, já ocupou cargos de destaque, como diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Também foi juiz auxiliar da presidência do TRF5 entre 2015 e 2017. Sua experiência inclui atuação no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, onde foi membro titular e corregedor regional eleitoral no biênio 2006-2008.

O desembargador cearense é reconhecido por sua dedicação à inovação no Judiciário. Em 2019, recebeu menção honrosa do Prêmio Innovare, na categoria juiz, por práticas inovadoras no sistema de justiça. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Resende é pós-graduado em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (MBA) e possui especialização em Gestão Integrada do Meio-Ambiente pela Universidade de Pavia, na Itália.

Além de sua atuação jurisdicional, Leonardo Resende cursa atualmente mestrado profissional em Direito pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Também é formador da ENFAM e da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (ESMAFE), além de professor universitário em Direito Constitucional e Direito Anticorrupção.

Nova mesa diretora

Além de Leonardo, o TRF elegeu a nova mesa diretora. O desembargador federal Roberto Machado foi eleito presidente, enquanto a desembargadora federal Joana Carolina assumirá a vice-presidência.

Os desembargadores Cid Marconi e Rubens Canuto serão, respectivamente, presidente e vice-presidente da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). Já para os Juizados Especiais Federais (JEFs), os desembargadores Leonardo Carvalho e Leonardo Coutinho assumirão os cargos de coordenador e vice-coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 74 = 76