ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judiciário cearense lança primeira versão da ferramenta de IA integrada ao PJe

Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lança a primeira versão do Sistema de Análise e Resumo de Ações (Sara) integrada ao Processo Judicial Eletrônico (Pje). Voltada exclusivamente ao ambiente jurídico, a ferramenta é gratuita, segura e passa a estar disponível diretamente no ambiente do PJe por meio de uma interface simples e funcional. Com isso, dispensa-se a necessidade de realizar uploads ou downloads de documentos.

A solução de Inteligência Artificial (IA), que já vinha sendo utilizada desde 2024 por unidades da área Cível, é capaz de gerar minuta de relatório do processo, com base em peças processuais previamente inseridas. O sistema agiliza a análise de grandes volumes de informação e realiza a sumarização de peças selecionadas, contribuindo para a produtividade dos gabinetes e para a celeridade da prestação jurisdicional.

Para saber como acessar a ferramenta pelo PJe, consulte o tutorial em PDF. Usuários que tiverem dúvidas ou necessitarem de orientações adicionais poderão também abrir chamado na Central de Atendimento em Tecnologia da Informação (Cati) do TJCE, para receber suporte da Diretoria de Inteligência Artificial.

Uma segunda versão do Sara, com funcionalidades ampliadas e melhorias adicionais, já está em desenvolvimento, com previsão de lançamento ainda este ano. Já a versão tradicional (“stand-alone”), não integrada ao PJe, segue disponível no Hub Digital.

Desenvolvido no âmbito do projeto Cientista-Chefe, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), o sistema integra a estratégia de transformação digital do TJCE. A iniciativa faz parte do Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud), que já disponibilizou várias novas soluções tecnológicas para aprimorar a rotina de trabalho de magistradas(os) e servidoras(es).

A ferramenta também atende à Resolução nº 615/25, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento, uso e governança de soluções com IA no âmbito do Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 55 = 60

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.