ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intenção de Consumo das Famílias cresce 0,5% em junho

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um aumento de 0,5% em junho de 2024, comparado ao mês anterior. Esta é a terceira elevação consecutiva do indicador, conforme aponta a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar do crescimento, a variação foi a menos intensa dentre as observadas nos últimos três meses.

Quando comparado a junho de 2023, o crescimento da ICF alcançou 5,1%, segundo os dados da CNC. Este aumento reflete uma tendência positiva no consumo das famílias brasileiras.

O avanço do indicador de maio para junho deste ano foi impulsionado principalmente pelos componentes nível de consumo atual, com alta de 1,7%, e renda atual, que cresceu 1,5%. Outros componentes também apresentaram crescimento: perspectiva de consumo (0,9%), perspectiva profissional e momento para a compra de bens duráveis (ambos com 0,5%), e emprego atual (0,2%). O acesso ao crédito foi o único componente que se manteve estável, sem crescimento.

Comparando com junho do ano passado, o maior aumento foi registrado no componente momento para a compra de bens duráveis, com expressivos 13,4%. Outros componentes que também mostraram elevação foram: renda atual (8,2%), nível de consumo atual (8%), acesso ao crédito (5,9%), perspectiva de consumo (3,8%) e emprego atual (3,6%). A perspectiva profissional, contudo, apresentou uma queda de 2,3% nesse período.

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =