No último dia 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), revelando uma redução na taxa de desocupação no Ceará. No trimestre encerrado em dezembro de 2023, a taxa atingiu 8,7%, apresentando uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre de julho a setembro.
Ao considerar o desempenho ao longo do ano, a taxa média anual de desocupação foi de 8,5%, representando uma retração de 0,9 ponto percentual em comparação a 2022, quando alcançou 9,4%. Esse resultado anual marca a menor taxa desde 2014, indicando uma recuperação contínua do mercado de trabalho após os impactos da pandemia da covid-19 e superando os níveis pré-pandemia.
Apesar da melhora nos últimos anos, é importante observar que a taxa de desocupação ainda se encontra 1,4 ponto percentual acima do menor nível da série histórica, registrado em 2014 (7,1%).
Em paralelo, o nível de ocupação no estado também apresentou crescimento pelo terceiro ano consecutivo, atingindo 49% em 2023, após atingir o menor patamar em 2020, com 44,3%. Esses indicadores sinalizam uma tendência positiva no mercado de trabalho cearense, refletindo uma superação dos desafios enfrentados nos últimos anos.