ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2023 será ano de chuvas acima da média

Presidente Amílcar Silveira comanda reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará. Foto: Ascom/Faec.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) reuniu na sexta-feira (16/12) produtores rurais associados para ouvir especialistas do clima sobre as perspectivas da ciência sobre o inverno de 2023. A previsão é de chuvas acima da média para os primeiros seis meses.

Falaram Luiz Carlos Baldicero Molion, pós-doutor em hidrologia de florestas, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Francisco de Assis Diniz, consultor climático, meteorologista e mestre em climatologia; e o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins.

Luiz Carlos Molion disse: “Nos próximos seis meses deve chover bem. E para os próximos 15 anos, não espero nenhuma grande seca para o Ceará”. No mesmo sentido, o consultor Francisco de Assis Diniz mostrou que os modelos apontam para “boas condições” de chuvas na região Nordeste, sem a ocorrência de estiagem.

O presidente da Faec, Amílcar Silveira destacou a importância do evento para auxiliar o produtor rural a planejar seus investimentos no plantio da safra e antecipar possíveis prejuízos. “O que nós pretendemos é mostrar, com a devida antecedência, as perspectivas para o clima do Ceará. E, assim, permitir que os produtores rurais possam se preparar adequadamente”, disse.

Com informações da Ascom/Faec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 2