A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) reuniu na sexta-feira (16/12) produtores rurais associados para ouvir especialistas do clima sobre as perspectivas da ciência sobre o inverno de 2023. A previsão é de chuvas acima da média para os primeiros seis meses.
Falaram Luiz Carlos Baldicero Molion, pós-doutor em hidrologia de florestas, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Francisco de Assis Diniz, consultor climático, meteorologista e mestre em climatologia; e o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins.
Luiz Carlos Molion disse: “Nos próximos seis meses deve chover bem. E para os próximos 15 anos, não espero nenhuma grande seca para o Ceará”. No mesmo sentido, o consultor Francisco de Assis Diniz mostrou que os modelos apontam para “boas condições” de chuvas na região Nordeste, sem a ocorrência de estiagem.
O presidente da Faec, Amílcar Silveira destacou a importância do evento para auxiliar o produtor rural a planejar seus investimentos no plantio da safra e antecipar possíveis prejuízos. “O que nós pretendemos é mostrar, com a devida antecedência, as perspectivas para o clima do Ceará. E, assim, permitir que os produtores rurais possam se preparar adequadamente”, disse.
Com informações da Ascom/Faec.